PUC Júnior | Consultoria Empresarial

17 de Maio: Dia Internacional da Luta Contra a LGBTfobia

O dia 17 de Maio representa um grande marco histórico para a comunidade LGBTQIA+. Neste dia, em 1990, a homossexualidade foi excluida da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde).

A IMPORTÂNCIA DESSE TEMA NO MUNDO EMPRESARIAL:

A inclusão da comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho é essencial que as empresas promovam um ambiente inclusivo, diversificado e livre de preconceitos, a fim de garantir oportunidades iguais para todos os profissionais. Ao longo do texto discutiremos a importância e a realidade da inclusão LGBTQIA+ no mundo corporativo, os benefícios para as empresas e as melhores práticas para promover um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso. 

 

A inclusão de pessoas LGBTQIA+ no ambiente de trabalho é uma questão de igualdade, para que todos tenham as mesmas oportunidades de crescimento profissional, independente de sua orientação sexual e identidade de gênero. A igualdade de direitos no ambiente corporativo não apenas beneficia os profissionais LGBTQIA+, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. 

1. PESSOAS TRANSGÊNERO:

Dentro do ambiente de trabalho as pessoas transgênero são minoria e  aquelas que mais sofrem. Frequentemente essas pessoas não mostram quem realmente são na hora da procura de emprego como uma forma de segurança para evitar que sofram preconceitos novamente.

Segundo a CNN Brasil, através da  plataforma #votelgbt, uma pesquisa foi feita e indicou que a taxa de desemprego entre as pessoas que integram a comunidade é de 17,15%, mas quando, analisadas apenas trans, o percentual sobe para 20,47%, isso demonstra que mesmo dentro da comunidade LGBTQIA+ ainda existem alguns grupos que são mais atingidos pela LGBTfobia que os outros. 

Ao inserir pessoas LGBTQIA+ no mercado corporativo, novas ideias são compartilhadas, graças às diferentes vivências  e realidades que essa comunidade enfrenta no dia a dia. As dificuldades enfrentadas por eles, pelo preconceito e exclusão que sofrem, podem servir de aprendizado para os outros membros da empresa que não conhecem essa realidade. Além de alinhar a empresa com as demandas atuais da sociedade. Mas é sempre importante relembrar que o respeito entre todos os membros é de extrema importância para que todos se sintam pertencentes a equipe e para que o clima e a cultura organizacional da empresa seja sempre positivo e impulsione todos os funcionários. 

MELHORES PRÁTICAS PARA PROMOVER A INCLUSÃO LGBTQIA+

Implementar políticas antidiscriminatórias: Estabelecer políticas claras que proíbam a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente de trabalho.

 

1. Sensibilização e treinamento: Oferecer treinamentos e workshops para os colaboradores, promovendo a conscientização sobre diversidade e inclusão e incentivando a empatia e o respeito mútuo.

2. Criação de grupos de afinidade: Estimular a criação de grupos de afinidade para profissionais LGBTQIA+ dentro da empresa, proporcionando um espaço seguro para compartilhar experiências e promover a inclusão.

3. Rever políticas de benefícios: Garantir que as políticas de benefícios e de recursos humanos sejam inclusivas e que contemplem as necessidades específicas dos profissionais LGBTQIA+, como licença parental, seguro de saúde abrangente e suporte para transição de gênero.

4. Parcerias com organizações LGBTQIA+: Estabelecer parcerias com organizações que trabalham em prol dos direitos LGBTQIA+ para fortalecer o compromisso da empresa com a inclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *