PUC Júnior | Consultoria Empresarial

Linguagem empresarial e sua importância

A linguagem empresarial refere-se ao conjunto de termos, expressões e jargões utilizados dentro de um ambiente de negócios ou organizacional para facilitar a comunicação entre os membros da empresa ou entre diferentes empresas. É uma forma especializada de comunicação que busca transmitir informações de forma clara, precisa e eficiente, evitando ambiguidades e mal-entendidos.

Em suma, a importância da linguagem empresarial reside no fato de que ela ajuda a estabelecer uma comunicação eficaz e coesa dentro da organização. Aqui estão alguns pontos chaves para entender sua relevância:

  1. Clareza e precisão: A linguagem empresarial utiliza termos técnicos específicos do setor e da organização, evitando ambiguidades e interpretações equivocadas. Isso ajuda a transmitir informações com clareza e precisão, reduzindo erros e mal-entendidos.
  2. Comunicação eficiente: Ao adotar uma linguagem comum, as pessoas conseguem se comunicar de maneira mais rápida e eficiente. A linguagem empresarial permite que informações complexas sejam compartilhadas de forma mais simples e compreensível, agilizando processos e facilitando a colaboração entre equipes.
  3. Credibilidade e profissionalismo: O uso adequado da linguagem empresarial transmite uma imagem profissional e confiável da organização. A linguagem técnica e precisa é valorizada no contexto empresarial, pois demonstra conhecimento, competência e seriedade.

Alguns exemplos bem utilizados são os termos B2B, qual  deriva da expressão em inglês business to business que significa a relação entre duas empresas; outra expressão utilizada é o B2C (business to customers) , isto significa, o comércio das empresas diretas com o consumidor final, por exemplo: compra online . supermercado, farmácia, entre outros. Além desses, tem o Know-How traduzindo para o  português seria ‘’ saber fazer’’, consiste no conhecimento da realização de certa tarefa.

Outro ponto interessante é que existem seis tipos de linguagem empresarial, sendo elas: escrita, verbal, interna, externa, horizontal e vertical. Agora vamos explicar mais detalhadamente as seguintes formas de comunicação: 

  1. Comunicação escrita: É uma das formas mais utilizadas pelas empresas. Ela exige um acompanhamento e controle sendo constantemente aprimorada. Os meios que ela pode se propagar são: email corporativo, jornal mural, quadro de avisos, entre outros.
  2. Comunicação verbal: Este é um outro tipo bem utilizado pelos gestores, diretores e demais líderes. Ela ocorre por meio de palestras, anúncios, reuniões,etc.
  3. Comunicação interna: Voltada exclusivamente  para a parte interna da empresa. Nela envolve os funcionários, colaboradores, as lideranças e as pessoas terceirizadas. Além disso, ela pode ser de forma verbal ou escrita.
  4. Comunicação externa: O principal foco é o público-alvo . Com o objetivo de apresentar novos projetos, melhorar a reputação da empresa e engajar os clientes.  Ela pode ser realizada por propaganda, marketing, branding, redes sociais, entre outros.
  5. Comunicação vertical:  Usada especialmente para o planejamento estratégico da empresa ligada pelos líderes , cargos altos.
  6. Comunicação horizontal:  Ocorre com pessoas de mesmo níveis hierárquicos, independente do cargo que o indivíduo ocupa. Ela serve mais para passar anúncios, manter atualizado, acontecimentos internos, etc. Além disso, ela é de extrema importância para que a empresa trabalhe de forma correta.

Voltando aos termos específicos dessa linguagem, colocamos mais alguns de uma forma mais rápida para para mostrar mais exemplos:

  • Background: Seriam as experiências dos indivíduos tanto pessoal quanto profissional.
  • Branding: Construção de da marca(nome), pessoa e produto.
  • Break- even: ponto de equilíbrio. Quando a receita é igual ao custo.
  • Deadline: Prazo final para  conclusão  e entrega de um trabalho/ projeto.
  •  Gap: lacuna, espaço.
  • Insight: percepção, entendimento sobre determinado assunto.
  • KPI: ‘’ Key Performance Indicador’’, ao traduzir seria  indicador de performance.
  • Lead: pessoa interessada no serviço ou produto, um possível cliente.

1 comentário em “Linguagem empresarial e sua importância”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *